Skip to content


Preparar um disco secundário para o arranque (grub)

Problema: Preparar um disco secundário (ex: /dev/hdb) com uma partiação (ex: /dev/hdb1) para poder ser o disco principal de outra máquina.
Situação: Quando se usa um computador para instalar numa outra máquina ou quando se faz uma configuração RAID 1 (mirroring) e se quer garantir que o segundo disco arranque independente do primeiro.
Solução:O principal problema para pôr o disco secundário a funcionar como primário é a diferença de ordem de detecção da BIOS. O disco é detectado como segundo (ou terceiro, ou quarto…) disco no computador em que está, mas no computador em que vai ser instalado, vai ser detectado como primeiro disco. E o grub (que gere o arranque) precisa de saber isso.

Executar na shell:

# grub

Depois, na shell do grub fazer:

grub> device (hd0) /dev/hdb
grub> root (hd0,0)
grub> setup (hd0)

Na primeira linha, estamos a dizer ao grub para chamar hd0 (primeiro disco detectado) ao /dev/hdb (dispositivo do seu disco secundário). Na segunda linha, estamos a dizer que o sistema de ficheiros está na primeira partição desse disco (para a segunda partição seria: root (hd0,1)). Na terceira linha faz-se a instalação do grub no Master Boot Record (MBR). Desta forma, quando o disco arrancar sozinho no segundo computador, o grub vai saber onde estão os ficheiros a carregar porque nessa altura será detectado pela BIOS como primeiro disco (hd0 para o grub).

E pronto, agora basta mudar o disco para o computador final (ou desligar o disco principal para testar o RAID).

Posted in Arranque, Grub, RAID.


No Responses (yet)

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.