Skip to content


Mozilla PT – Relatório de Agosto

O título indica que eu gostaria que estes relatórios fossem mensais. Um tipo pode sempre sonhar… Sítio da Mozilla-PT: http://firefox.ansol.org/

Desculpem a falta de comunicação, mas entre a Firefox Summit, trabalho e uns acidentes físicos as últimas semanas estiveram de loucos.

  1. Quem tem acesso ao CVS (se me lembro correctamente eu e o Carlos Simão somos os únicos) precisa de assinar o committer’s agreement e enviar para a Mozilla: http://www.mozilla.org/hacking/committer/committers-agreement.pdf
  2. Próximos projectos: Firefox 3.1 e Thunderbird 3. Quem quiser participar, avise. Outro candidato é o SeaMonkey 2 (reutiliza muita das traduções que já fizemos).
  3. O sistema de controlo de qualidade vai ganhar vida própria graças ao programa Summerbits do Sapo. Sítio: http://softwarelivre.sapo.pt/atrad
  4. Tenho passado mais tempo a tratar do spam no wiki do que a organizar trabalho aqui na lista. O que me indica que o wiki para nós está com os dias contados. Aceitam-se alternativas. A Mozilla está a preparar um community program onde oferece recursos como CMS e outras ferramentas para comunidades locais. Ainda não sei detalhes das ferramentas, mas pode ser uma hipótese.
  5. Precisa-se voluntário para tratar do Suporte de aplicações Mozilla. Algumas coisas têm vindo parar à lista, outras vão para o email firefox@intraneia.com que me vem parar a mim, mas preferia que houvesse alguém responsável por garantir uma resposta. A Intraneia disponibiliza o seu sistema de gestão de pedidos (usamos o Request Tracker) para ajudar ao trabalho. Claro que uma equipa de suporte ajuda mais, mas já me contento com alguém a avançar 🙂 .
  6. A Firefox Summit foi engraçada. Em termos de localização as coisas estão a mudar muito:
    1. Metade dos utilizadores de Firefox NÃO usam a versão en-US (à volta de 100 milhões).
    2. Existe agora um director da Mozilla Corporation responsável pela Localização (sethb), o que permite desbloquear rapidamente várias situações.
    3. O responsável da Localização Axel Hecht passou a ganhar uma equipa: ele, Mic Bergman, Chris Hoffman e gandalf (Zbigniew qq coisa – desculpem, mas a minha memória para nomes é má, para nomes polacos, é péssima).
    4. O sistema de builds também vai sofrer alterações: 1) builds de localização incompletas passam a ser possíveis; 2) as builds nightly de localizações vão ter updates automáticos; 3) espera-se uma melhoria significativa do tempo de resposta das builds (das horas actuais de uma build windows para menos de 5 minutos depois de um commit). Espero que a equipa de builds consiga entregar o que prometeu :).
    5. Todas as aplicações Mozilla a partir de agora usam mercurial e não CVS para controlo de versões.
    6. Foram apresentadas várias ferramentas para permitir tradução pela web de aplicações/websites mozilla: 1) Verbatim (uma evolução do Pootle) – http://wiki.mozilla.org/Verbatim, 2) Narro – http://l10n.mozilla.org/narro/. Até agora este tipo de ferramentas eram deixadas de lado, mas finalmente existe algum apoio da Mozilla para que usá-las não seja um pesadelo.
  7. Quem gostar de experimentar software experimental, recomendo Ubiquity (um modo de Firefox que o faz desaparecer na página), Weave (manter o profile algures – cloud computing), Fenneck (versão embedded de Firefox – estou a pensar fazer a versão para pt-PT enquanto é rápido…). O Firefox 3.1 vem com suporte para vídeo integrado, já ligado nas nightly builds.
  8. Próxima versão do Firefox 3.1 é Alpha 2 e no email anterior enviei o schedule do Thunderbird 3 (agora com o Simon Paquet como responsável).

E sim, os rumores de ursos, derrocadas de pedra, camiões de lavandaria contra postos de transformação e neve a 31 de Julho são todos verdadeiros. Ninguém pode acusar a Firefox Summit de ter sido chata.

Posted in Firefox, L10n, Português, Software Livre.

Tagged with , , , , , , , .


No Responses (yet)

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.