Skip to content


Cuidados a ter com o Cartão do Cidadão

Como já sabem, o meu processo de mudança de casa levou a que tenha ficado com o cartão do cidadão. Tendo em conta os riscos de roubo de identidade inerentes a um cartão como este, deixo aqui as minhas recomendações.

Devo activar a assinatura digital?

Em relação à questão de activar ou não a assinatura digital do cartão do cidadão, a minha recomendação é que não o faça se:

  • Não precisar/tiver de utilizar os serviços electrónicos do estado.
  • Se não tiver computador ou uma forma de acesso privada à Internet.
  • Não for capaz de memorizar pins.

Espera-se que o cartão do cidadão com a assinatura digital ligada permite a alguém que obtenha o cartão e o pin fazer escrituras de casa e registo de bens (como o seu carro) pela Internet. Será extremamente útil, mas tem o risco de que se alguém conseguir aceder aos seus dados poder vender a sua casa e/ou o seu carro.

Que cuidados devo ter com o Cartão do Cidadão?

  1. Ponha o seu Cartão do Cidadão na carteira num local onde o veja logo que abre, de forma a notar-se rapidamente a sua falta. Recomendo o mesmo para qualquer cartão de crédito.
  2. Guarde nos contactos do seu telemóvel o número do Serviço de Apoio ao Cartão do Cidadão (707 200 886) e o respectivo código de cancelamento (o código comprido junto aos pin que vinham na carta de activação). Assim, se o telefone for extraviado, o máximo que podem fazer é invalidar o seu Cartão do Cidadão. Se o Cartão do Cidadão for perdido ou roubado, pode cancelar imediatamente o seu cartão, garantindo que não é (ab)usado.
  3. Memorize os código pin. Separe a carta inicial do Cartão do Cidadão em 2. Deite fora a parte com os vários pin.
  4. Guarde os códigos de desbloqueio do Cartão do Cidadão num local seguro (dica: usar o mesmo sítio onde guarda jóias e outros valores).
  5. Assim que não souber onde está o Cartão do Cidadão, ligue imediatamente para o Serviço de Apoio ao Cartão do Cidadão (707 200 886) e cancele o cartão. A maior parte dos sistemas de assinaturas digitais têm um valor para (ab)usos indevidos. O mesmo não acontece com o Cartão do Cidadão, pelo que o risco é todo seu.

Sou um grande fã do potencial do Cartão do Cidadão, mas tenho a noção que a maior parte das pessoas e utilizadores desconhecem os riscos que correm. Espero ter ajudado. Para quem queira saber, sim, o meu cartão do cidadão tem a assinatura digital activada e demorou 12 dias a chegar.

Actualização: peço desculpa pelos 3 erros que tinha cometido. Esqueci-me de configurar correctamente o Firefox para Português (Europeu). Não voltará a acontecer tão cedo.

Posted in Privacidade, Sociedade, Tecnologia.

Tagged with , , , , .


2 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. ricardo nunes says

    boas João,

    sabes me informar se o CC tem ou vai ter RFID?

    procurei já em diversas fontes, incluindo no site mas não encontro info sobre o tema, embora este blog mencione que sim, podes me confirmar por favor?

    http://www.macacos.com/2008/11/10/cartao-de-cidadao/

    obrigado, rjnunes

  2. mestrejoao says

    Não tem RFID. Tem um chip para assinatura digital. Não conheço nem ouvi nenhuns planos para que o CC tenha RFID.

    Suspeito que alguém tenha confundido os assuntos.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.